FAQ (Perguntas Frequentes)

A seguir, respondemos às dúvidas mais frequentes sobre o curso pré-vestibular. Você pode clicar em cada pergunta para ler a resposta.

1. Qual é a diferença entre o EXTENSIVO e o INTENSIVO?

O _A_Z oferece dois cursos de preparação paras as principais provas de vestibular e para o ENEM.

O curso EXTENSIVO começa em fevereiro e segue até o final do calendário de provas, com um breve recesso no meio do ano. Como seu nome sugere, esse curso procura trabalhar os conteúdos de forma bastante abrangente e detalhada, aproveitando o tempo disponível.

Por sua vez, o pré-vestibular INTENSIVO é um curso de revisão de alguns conteúdos importantes, em cerca de um terço do tempo total do Extensivo, oferecido apenas no 2º semestre (a partir da primeira semana de julho), tipicamente no turno tarde/noite. As matrículas para o Intensivo são abertas em maio.

Além desses dois cursos, oferecemos também duas outras metodologias:

  • PARTICULARES DE MEDICINA - trata-se de um curso voltado exclusivamente para quem quer prestar vestibular apenas para essas instituições. Para mais informações, clique aqui.
  • PUC de A a Z - este é um curso destinado a estudantes que queiram se preparar prioritariamente para instituições como PUC, FGV e Ibmec. Clique aqui para saber mais.

Veja, nas perguntas seguintes, mais detalhes sobre o EXTENSIVO e o INTENSIVO.

2. Como funciona o pré-vestibular EXTENSIVO?

O pré-vestibular Extensivo do _A_Z é um curso completo, que começa em fevereiro e vai até a última prova do ano letivo, geralmente em meados de dezembro. No meio do ano, há um recesso de duas semanas. Todo o detalhamento das atividades do ano se encontra em nosso Calendário Acadêmico.

A cada semana, de segunda a sexta, são oferecidas dez matérias regulares: Biologia 1, Biologia 2, Física, Geografia, História, LPLB (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Matemática 1 (Álgebra), Matemática 2 (Geometria), Química e Redação.

Cada unidade do _A_Z oferece dois turnos de aulas, e o aluno se matricula em apenas um deles:

  • Manhã – das 7h às 12h30
  • Tarde/Noite – horários variados (solicitar na recepção da unidade, após o início das matrículas, em dezembro)

Os horários de 2017 estão disponíveis abaixo:

O turno da manhã é exclusivo para estudantes que pretendam cursar todas as disciplinas. No turno tarde/noite, o aluno pode escolher em quantas matérias vai se matricular, de uma a dez disciplinas. Quanto maior o número de matérias escolhidas, menor é o valor por matéria. A aula de Língua Estrangeira ocorre entre os turnos da manhã e da tarde.

No turno da manhã, cada matéria conta com uma carga horária semanal de 2h20. No turno da tarde, as aulas são um pouco mais curtas: 2h10 por matéria. Essa diferença corresponde a uma redução na quantidade de exercícios resolvidos em aula. O conteúdo desenvolvido em aula é rigorosamente o mesmo em ambos os turnos.

Todos os alunos do _A_Z, independentemente do número de matérias que cursem, têm direito a participar de todas as atividades ocorridas nos sábados: testes, simulados e aulas especiais.

3. E como funciona o INTENSIVO?

O pré-vestibular Intensivo do _A_Z é um curso curto, que começa no segundo semestre (logo na primeira semana de julho)e vai até a última prova do ano letivo, geralmente em meados de dezembro. Todo o detalhamento das atividades do ano se encontra no Calendário 2017, divulgado em junho, quando começam as matrículas. 

A cada semana, de segunda a sexta, são oferecidas dez matérias regulares: Biologia 1, Biologia 2, Física, Geografia, História, LPLB (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Matemática 1 (Álgebra), Matemática 2 (Geometria), Química e Redação.

A lógica das aulas é semelhante à do Extensivo: aulas de segunda a sexta, nas mesmas dez disciplinas. No entanto, há uma significativa condensação dos conteúdos, vistos apenas como uma revisão rápida, pois são poucas as semanas até a prova. Ao mesmo tempo, as aulas extras e simulados são menos frequentes, pois o calendário do 2º semestre costuma ser muito restritivo.

Tipicamente, o Intensivo é oferecido em apenas um turno:

  • Tarde/Noite – das 15h30 às 20h10

Dependendo da procura e da disponibilidade de salas, podemos vir a oferecer turmas no turno da manhã em alguma unidade. Consulte a unidade de seu interesse sobre essa possibilidade.

Os horários de 2018 estarão disponíveis, na lista abaixo, a partir de junho:

  • Barra
  • Botafogo
  • Ipanema
  • Recreio
  • Tijuca

O aluno pode escolher em quantas matérias vai se matricular, de uma a dez disciplinas. Quanto maior o número de matérias escolhidas, menor é o valor por matéria. A aula de Língua Estrangeira ocorre no início da tarde.

A carga horária de cada matéria é de 2h10 semanais. 

Todos os alunos do _A_Z, independentemente do número de matérias que cursem, têm direito a participar de todas as atividades ocorridas nos sábados: simulados e aulas especiais.

4. Existem diferenças de qualidade entre unidades e turnos? Posso escolher a turma pelo professor?

Um dos maiores orgulhos que carregamos no _A_Z é que a qualidade da equipe de ensino é alta em todas as disciplinas, em todas as unidades e em todos os turnos. Ao se matricular no curso, o aluno está optando pela metodologia de ensino e por um excelente padrão de qualidade das aulas, independentemente do professor.

Isso é possível, porque nós temos aqui a “Escola de Talentos”, que é uma espécie de licenciatura paralela, em que cada professor é treinado e capacitado para atingir três grandes objetivos:

  • Profundidade de Conteúdo – em cada matéria, os professores do _A_Z são especialistas no conteúdo e as aulas oferecem profundidade total.
  • Perfeccionismo Didático – não basta o professor “ter conteúdo”, é preciso que ele saiba transmiti-lo. Por isso, em cada disciplina, são desenvolvidas metodologias e estratégias para conseguir explicar, da melhor maneira possível, cada ponto do programa.
  • Dinamismo – com muito conteúdo e carga horária extensa, é comum que a aula fique um pouco cansativa. Para minimizar esse obstáculo, os professores do _A_Z são especialistas em envolver os alunos, utilizando os mais diversos recursos, da movimentação em sala às tecnologias, passando pelo uso do humor e da criatividade.

Essas três características são marcas da equipe_A_Z, independentemente dos traços de personalidade de cada professor. Assim, garantimos que todas as turmas vão contar com profissionais altamente capacitados. É por esse motivo que não abrimos mais turmas do que podemos, mesmo que haja procura.

Infelizmente, não temos como informar, previamente, quem será o professor de cada matéria em cada turma. Tipicamente, a distribuição dos professores por todas as unidades e horários é feita um pouco antes do início das aulas, após as férias da equipe.

É muito comum que novos alunos venham ao _A_Z por indicação de nossos ex-alunos. Em geral, quando isso acontece, o ex-aluno costuma citar os nomes dos seus professores, sugerindo que o novo aluno tenha aulas com ele. Além de ser impossível ter essa informação antes do início das aulas, reforçamos que ela é secundária: é normal que o ex-aluno tenha se apegado ao jeito de um professor, mas isso ocorre apenas porque não teve suficiente contato com outros membros da equipe. Por isso, ao se matricular no _A_Z, o aluno não tem garantia de um “nome”, mas conta com nosso compromisso de que seu professor será de altíssimo nível, pois não ofereceríamos a aula se não tivéssemos certeza dessa qualidade.

5. Quais são os recursos acadêmicos oferecidos? O que está incluído no valor do curso?

A proposta do _A_Z é oferecer uma preparação completa, com múltiplas ferramentas de estudo. Basicamente, além das aulas regulares das disciplinas, o aluno do curso conta com os seguintes recursos:

Apostila da disciplina – o conteúdo de cada disciplina é dividido em módulos, cada um correspondente a uma semana. A cada cinco módulos (portanto, cinco semanas), o aluno recebe um volume da apostila da matéria. E cada módulo tem as seguintes partes: objetivos de aprendizado, teoria completa, exercícios comentados, exercícios de fixação (5), exercícios propostos (cerca de 20), exercícios de aprofundamento (5), folha_A_Z (lista de 10 exercícios sobre a matéria da semana, a ser resolvida em casa).

Folha_A_Z – como citado acima, trata-se de um coletânea de dez questões objetivas por disciplina, que avaliam o conteúdo da matéria vista a cada semana e devem ser respondidas no site do _A_Z. No caso de Redação, há sempre uma proposta de tema, para que o aluno redija um texto a ser corrigido pela equipe do _A_Z.

Monitoria – ao longo da semana, em alguns horários específicos, os monitores (universitários de destaque em certa disciplina) ficam à disposição dos alunos para tirar suas dúvidas. A monitoria não é uma aula particular, mas apenas um recurso para esclarecimento acerca de algum exercício ou ponto da matéria.

Vídeos de Resolução – nas apostilas de Biologia, Física, LPLB, Matemática e Química, muitas questões vêm com um código de um vídeo pré-gravado, em que o professor explica todo o processo de resolução do exercício. Também há vídeos com a análise do tema de Redação. Veja exemplos em vídeosdeaaz.

Aulas em Vídeo – eventualmente, oferecemos aulas extras em vídeo, para cumprir alguns objetivos: reposição de feriados, preparação para algumas provas de faculdades particulares de Medicina, Filosofia e Sociologia para o ENEM, entre outras. A disponibilização dessas aulas em vídeo depende de necessidades acadêmicas identificadas pela Direção de Ensino do _A_Z. Por isso, trata-se de um conteúdo extra não incluído no calendário.

Podcasts – no site do _A_Z, existe uma série de áudios curtos, com explicações sintéticas sobre conteúdos importantes, para o aluno fazer download em seu dispositivo móvel ou ouvir diretamente na nossa página. Acesse a rádiodeaaz para conhecer nossos podcasts.

Testes Objetivos – de acordo com o calendário, ao longo do ano, no 1º semestre (ou seja, apenas para o Extensivo), realizamos testes objetivos (em alguns casos, com redação), permitindo ao aluno avaliar comparativamente seu desempenho. A quantidade de testes depende das datas de provas oficiais. O calendário estabelece as datas, que podem vir a mudar – eventualmente com a inclusão ou exclusão de algum teste –, em virtude da própria lógica do vestibular e do ENEM.

Simulados – em sete momentos do ano, os alunos podem participar de simulados, representando as principais provas a serem enfrentadas: Exame de Qualificação da UERJ (2), PUC-Rio (1), ENEM (2) e Exames Discursivos da UERJ (1).

Acompanhamento Acadêmico – cada unidade conta com um Coordenador Acadêmico. Trata-se de um professor da equipe, que faz a orientação global dos estudantes, por meio de vídeos semanais e conversas com as turmas, em que tira dúvidas sobre como estudar e sugere as melhores estratégias. Os alunos podem agendar entrevistas individuais para pedir orientação.

Ferramentas Tecnológicas – todas as salas do _A_Z contam com projetor datashow e computadores com acesso à internet, para uso do professor. O site do curso dispõe de uma série de conteúdos e informações relevantes para o estudo (notícias, controle de notas com estatísticas comparativas, material de aula, vídeos etc.). Os alunos do _A_Z podem usar também dois aplicativos oferecidos pelo curso: em um deles, todo o material do site fica organizado no smartphone. Em outro, pode-se ter acesso às apostilas por tablets. Esses aplicativos são experimentais e oferecidos como serviços extras, podendo ser suspendidos ou modificados ao longo do ano.

Provas de Vestibulares e do ENEM – ao longo do ano, oferecemos duas coletâneas de provas aos alunos, uma para o Exame de Qualificação da UERJ e outra para o ENEM. Nesses cadernos, colocamos algumas provas anteriores e códigos de vídeos de resolução para as questões mais complexas. Além disso, disponibilizamos, em formato digital, um enorme conjunto de provas das mais diversas bancas.

Atividades Extras – ao longo do ano, oferecemos algumas atividades especiais, em paralelo aos estudos. Em especial, destacamos a Copa Nerd (torneio de futebol masculino e feminino) e o Cine_Debate (filme seguido de apresentação de convidados).

6. Como é a preparação para cada prova? E se eu quiser fazer apenas a PUC, ou o ENEM, ou outro vestibular?

A partir de 2016, o Curso _A_Z passou a contar com diferentes soluções para diferentes demandas dos estudantes. Nesse sentido, tente identificar em que grupo abaixo você se sente inserido:

  • Quero me preparar para todas as provas, mas minha prioridade está nas universidades públicas.
  • Eu já decidi que vou priorizar completamente as instituições particulares de Medicina.
  • Eu pretendo estudar na PUC (ou alguma outra particular que ofereça um bom curso na carreira que escolhi).

Se você está no primeiro grupo, você deve se matricular no Extensivo do _A_Z. Com esse curso, você certamente estará preparado para ter sucesso no ENEM, na UERJ e também nos vestibulares das particulares. No entanto, se você já decidiu priorizar uma particular, talvez prefira usar seu tempo com mais foco na preparação para esses vestibulares. Para cada objetivo, um curso: 

  • Curso Extensivo – oferecido em todas as unidades, em dois turnos (manhã e tarde/noite)
  • Curso Particulares de Medicina de A a Z – oferecido nas unidades Barra e Botafogo, no turno da tarde
  • Curso PUC de A a Z – oferecido na unidade Ipanema, no turno da tarde

Se você tem interesse nesses últimos dois cursos, peça mais informações às unidades ou clique aqui nos links PMEd ou PUC. No caso do Extensivo, como nossa estratégia é fazer uma preparação global para todas as provas, disponibilizamos algumas “campanhas” de preparação mais específicas, desta forma:

Exame de Qualificação da UERJ – cerca de dois meses antes do EQ, distribuímos uma coletânea de provas anteriores, com vídeos de resolução e uma lista de orientações de estudo (matérias mais incidentes, tarefas por semana etc.). Além disso, aos sábados, nas semanas que antecedem o Exame, os alunos contam com aulas específicas para o estilo de questão cobrada. Nesse período, os alunos realizam dois simulados inéditos. Por último, na semana que antecede o 1º Exame, todas as aulas regulares, de todas as disciplinas, são voltadas para a prova.

PUC-Rio – na preparação para esse vestibular, há um simulado inédito e aulas aos sábados, nas semanas que antecedem a prova. Se necessário, também disponibilizamos aulas extras em vídeo. Em redação, os alunos contam com uma folha extra de temas, todos no perfil da prova, sempre com vídeos de análise.

ENEM – também alguns meses antes da prova, os alunos recebem o caderno com exames anteriores, com orientações detalhadas de estudo (à semelhança do caderno UERJ) e com vídeos de resolução das questões. Como o conteúdo regular das disciplinas está programado para ser concluído em trinta semanas, a partir de então as aulas regulares, durante a semana, são inteiramente voltadas à preparação para o ENEM. Além disso, a equipe de redação prepara uma lista de temas extras no estilo da prova, para os alunos treinarem.

Todas essas preparações fazem parte do ano letivo regular do Extensivo _A_Z, em paralelo às aulas e eventos semanais

7. O _A_Z tem uma preparação especial para certas carreiras, como Medicina, Direito ou Engenharia?

Tipicamente, os alunos que cursam o _A_Z estão em busca de carreiras concorridas em universidades de ponta. Essas carreiras demandam uma preparação em alto nível, com muitos recursos de aprendizado.

No entanto, hoje, não faz mais sentido fragmentar a preparação por carreira ou área, como foi comum no passado. Nas principais provas a serem enfrentadas – especialmente ENEM e UERJ (no caso do Exame de Qualificação) –, exige-se que o aluno tenha bom desempenho em todas as áreas do conhecimento. Ainda que a UFRJ, por exemplo, faça pesos diferenciados, essa distinção não é muito expressiva e se torna pouco importante em carreiras que exijam alto desempenho.

Por isso, as aulas são sempre iguais para todos os alunos, pois o objetivo é que a preparação seja igualmente forte e profunda em cada disciplina. Apenas perto da PUC e da 2ª fase da UERJ faz sentido que o aluno se dedique um pouco mais às matérias específicas. E é isso que sugerimos e aplicamos, no momento certo.

No caso de Medicina, como explicamos, tem crescido o interesse de alunos pelas provas de algumas universidades particulares. Tipicamente, o estudante que se prepara para as públicas já está em condições de competir nesses outros vestibulares, bastando alguns direcionamentos e orientações. Se, no entanto, ele quiser se dedicar apenas a esses vestibulares, recomendamos que se matricule no nosso curso Particulares de Medicina de A a Z. O mesmo se aplica aos estudantes que queriam apenas se preparar para a PUC, que devem buscar uma vaga no nosso curso PUC de A a Z.

8. Qual é o valor do curso? Quanto custa por matéria? O material está incluído? O que está fora do preço?

Para garantir a qualidade, o _A_Z abre, a cada ano, um número bastante limitado de vagas por unidade. Nossa intenção é que os alunos tenham sempre aulas com os melhores professores de cada disciplina. Além disso, dentro da proposta de uma preparação completa, preferimos oferecer muitos recursos ao estudo, aumentando a probabilidade de aprovação dos alunos.

Isso tudo significa que o valor anual do curso é relativamente elevado, se comparado a outros cursos, com menor carga horária e menos ferramentas.

A determinação do valor depende de muitos fatores (quantidade de matérias, turno, unidade, período de matrículas, existência ou não de uma promoção especial, quantidade de cotas etc.). Assim, a anuidade é informada apenas na visita do aluno ao curso, pela recepcionista.

Como afirmamos antes, o valor anual – dividido em cotas mensais – inclui quase tudo (apostila, aulas aos sábados, testes, simulados, conteúdos digitais etc.). A única possível exceção são aulas presenciais para algumas particulares de Medicina, dependendo do calendário.

9. O _A_Z oferece prova de bolsa? Como eu posso conseguir um desconto?

Nós não fazemos prova de bolsa. Como temos poucas vagas, nossa flexibilidade para descontos é, infelizmente, pequena. Basicamente, se o aluno não puder arcar com os custos integrais e quiser muito estudar no _A_Z, deve levar boletins de desempenho em provas anteriores (UERJ e ENEM), para que a supervisão avalie a possibilidade de algum desconto. Esses boletins devem ser levados, em versão impressa, à unidade de interesse, e não por email. Para sermos justos, temos que usar critérios bastante objetivos para esses descontos.

Em geral, nas primeiras semanas de matrículas (em dezembro do ano anterior, no caso do Extensivo, e em maio, no caso do Intensivo), cada unidade conta com algumas promoções especiais, para um número limitado de vagas. Assim, à medida que as matrículas ocorram, as possibilidades de descontos especiais diminuem. Portanto, quanto antes o interessado nos procurar, maior será sua chance de algum desconto.

10. Quando começam as matrículas? Do que eu preciso para me matricular? Posso fazer matrícula online?

As matrículas para o Extensivo começam sempre no início de dezembro, provavelmente na primeira semana. No caso do Intensivo, o período de matrículas se inicia na segunda semana de maio. De início, entramos em contato com todos os interessados que preencheram o cadastro no site e/ou fizeram uma visita, convidando-os para efetivar a matrícula.

Não existe uma ferramenta online para a matrícula. Os interessados precisam visitar o curso e preencher uma ficha. Para garantir a vaga, o responsável financeiro precisa estar presente e assinar o contrato. No mesmo momento, fazemos cópias dos documentos desse responsável (identidade, CPF e comprovante de residência). Para assinar o contrato, é preciso ser maior de idade.

Também no momento da matrícula, a recepção gera o primeiro boleto, a ser pago no dia seguinte. Os demais boletos são enviados, por correio, para o endereço do responsável financeiro.

11. Como eu faço para garantir minha vaga? O _A_Z faz reserva? E se eu desistir do curso antes das aulas?

Infelizmente, não fazemos reserva de vagas. A única forma de garanti-la é efetivando a matrícula. Se, por algum motivo, antes do início das aulas, o aluno desistir de cursar o _A_Z, todos valores pagos são integralmente devolvidos. Para isso, é preciso que se assine a rescisão contratual.

Se o seu interesse é pelo Colégio_A_Z (do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio), as informações sobre o processo de admissão encontram-se no Edital 2018.

Sugerimos que os interessados naveguem pelo site do _A_Z (deaaz.com.br) e também façam uma visita a de nossas unidades, onde poderão conhecer melhor o curso. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pela recepção da unidade de interesse ou pelo email contato@deaaz.com.br.

« volta