unidades

Orientação de Carreira

Por que estudar essa disciplina?

A adolescência é reconhecida como uma fase de transição importante para qualquer ser humano, com questões focadas, principalmente, nas escolhas futuras que o indivíduo deve fazer pensando em sua vida adulta. A escolha profissional é, normalmente, um dos principais desafios que os adolescentes enfrentam nessa fase de transição. Pressionados pela sociedade, a família e por eles próprios, muitos jovens vêm sofrendo com essa tomada de decisão, que reflete em sinais de estresse, ansiedade, depressão e medo do futuro.

Pesquisas mostram, por exemplo, que no terceiro ano do ensino médio, 54% dos jovens não decidiram qual carreira seguir. Já na universidade, 40% evadem por conta de escolhas equivocadas.1 Essas evidências demonstram que os adolescentes apresentam dificuldades em escolher carreiras alinhadas com suas habilidades, competências e vocações.

Para apoiá-los neste momento de dúvida e tomada de decisão, temas como autoconhecimento, autoconfiança, identificação de competências, habilidades, vocações e, ainda, a possibilidade de um olhar ampliado para as várias possibilidades de carreiras se colocam como centrais.

Todos esses conceitos compõem o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais e da integralidade do ser humano. Porém, como ainda são pouco explorados, momentos e espaços para a sua construção se tornam cada vez mais relevantes e presentes nas instituições de ensino no Brasil. Isso porque o desenvolvimento de indivíduos plenos, conhecedores de si e capazes de viver toda a sua integralidade é inerente ao processo educativo.

 

Quem são os estudantes desse curso e o que se espera deles?

Jovens que desejam reconhecer suas habilidades e competências, através de um percurso de autoconhecimento, para que possam identificar de forma consciente suas opções vocacionais.

O grupo construirá um percurso de autoconhecimento, autoconfiança, de identificação de habilidades, competências e das diversas opções profissionais existentes, para que os jovens possam fazer suas escolhas de carreira de forma mais alinhada com o que são e com o que têm como vocação.

 

Objetivos globais da disciplina

Apoiar os jovens a reconhecerem suas habilidades e competências, através de um percurso de autoconhecimento, para que possam identificar de forma consciente suas opções vocacionais.

 

Aprendizado de longo prazo (ALP)

Após concluir essa disciplina, os estudantes terão como aprendizados:

●  Aprendizado 1: aumento do autoconhecimento e autoconfiança (competências socioemocionais).

●  Aprendizado 2: maior consciência de suas habilidades e competências. Olhar apreciativo e confiante sobre si.

●  Aprendizado 3: conhecimento sobre novas carreiras e oportunidades de trabalho.

●  Aprendizado 4: aprimoramento de conhecimentos sobre o trabalho em grupo e a colaboração.

 

Sobre o Revoar, empresa parceira neste projeto

O Revoar nasceu do sonho de trabalhar com a potência da juventude a partir da percepção de que esta é uma fase de muitas dúvidas, pressões e conflitos na vida de qualquer ser humano, mas ao mesmo tempo de grande vitalidade e desejo de experimentar o mundo com toda a sua plenitude e criatividade.

Os encontros da disciplina eletiva DESPERTAR VOCACIONAL: eu e o mundo profissional são conduzidos por uma equipe multidisciplinar de educadoras com experiência em educação com jovens, em facilitação de grupos e com formação em diferentes metodologias como Pedagogia da Cooperação, Dragon Dreaming, Comunicação Não-Violenta e Arteterapia.

 

A estrutura da disciplina

ENCONTRO 1

Objetivos do encontro:

Conectar alunos e educadores, estabelecer combinados, entender motivações.
Gerar perguntas sobre os temas: autoconhecimento; autoconfiança; propósitos e vocações; além de habilidades e competências.

Aprendizado: Compreensão do próprio entendimento sobre os temas propostos (autoconhecimento; autoconfiança; propósito e vocações; habilidades e competências) e como estes podem contribuir para a escolha profissional.

 

ENCONTRO 2

Objetivo do encontro:

Refletir sobre o autoconhecimento a partir do reconhecimento de momentos marcantes da própria história.
Refletir e vivenciar a importância da autoconfiança na hora de fazer escolhas.

Aprendizado: Compreensão sobre a importância de reconhecer e aprender com a própria história e de desenvolver a autoconfiança.

 

ENCONTRO 3

Objetivo do encontro:

Identificar as próprias habilidades e competências relevantes para o mundo do trabalho.  

Aprendizados: (Re)conhecimento de habilidades e competências para o mundo do trabalho, a essência que está por trás delas e que pode guiar a escolha profissional.

 

ENCONTRO 4

Objetivo do encontro:

Realizar a conexão dos jovens com suas motivações e desejos de futuro e, a partir dessas (re)descobertas, iniciar a reflexão de como realizá-las na prática.

Aprendizados: Identificação de propósito dos jovens e das possibilidades de carreiras profissionais.

 

ENCONTRO 5

Objetivo do encontro:

Compreender o contexto atual da própria vida, identificar as necessidades e construir as estratégias para os passos seguintes.

Aprendizados: Identificação do hoje e como construir o futuro.

 

ENCONTRO 6

Objetivo do encontro:

Retomar as perguntas elaboradas na Chuva de Ideias, realizadas no primeiro encontro sobre os temas centrais propostos pela disciplina para avaliar o percurso em termos de aprendizados, novos conhecimentos, metodologia aplicada e o desempenho individual.

Aprendizados: Autoavaliação, autorresponsabilização, importância de celebrar cada etapa.

« volta