unidades

Nutrição na prática

Por que estudar essa disciplina?

A alimentação é o principal pilar da nossa saúde. É por meio dela que vamos aumentar nossa disposição e energia, combater doenças e melhorar a imunidade e também pela qual podemos fazer a manutenção do peso e prevenção de muitas doenças crônicas.

Entender sobre nutrição não é apenas uma forma de fugir das dietas, mas de encontrar liberdade em relação à alimentação e todos os benefícios que ela pode nos trazer quando sabemos exatamente o que fazer. E, principalmente, acabar de uma vez com todo o terrorismo e as informações absurdas que chegam a nós e nos deixam cada vez mais confusos sobre o que comer ou não, quais os bons alimentos e a melhor dieta a seguir para alcançar o seu objetivo.

 

Quem são os estudantes desse curso e o que se espera deles?

Todos aqueles que se alimentam são convidados a fazer esse curso.

Mas, é claro que o foco principal é para os que se preocupam com a saúde, que buscam entender os efeitos da alimentação a curto e a longo prazo, que tem curiosidade em saber do que realmente vem se alimentando e como fazer melhores escolhas.

A ideia do curso não é apenas trazer conceitos teóricos sobre alimentos e seus nutrientes, mas correlacionar com a prática e as experiências do dia a dia. Iremos falar sobre os os efeitos que a alimentação tem na sua vida, como melhorar e até mesmo como montar a suas refeições a partir de então.

 

Objetivos globais da disciplina

Entender sobre os alimentos, seus conceitos, possíveis benefícios e malefícios, além das implicações na saúde. Em seguida, trazer todo aprendizado para a prática e traçar novas possibilidades alimentares de acordo com a realidade de cada aluno.  

 

Aprendizados de longo prazo (ALP)

Após concluir essa disciplina, os estudantes serão capazes de:

  • Indentificar os alimentos entre comida de verdade e alimentos industrializados
  • Equilibrar o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras
  • Ler o rótulo dos alimentos e fazer boas escolhas
  • Identificar os efeitos de cada alimento nutriente em sua saúde
  • Entender os efeitos da dieta e sua real necessidade ou não
  • Fazer melhores escolhas alimentares no dia a dia
  • Montar um plano alimentar simples de acordo com a propria realidade

 

Sobre o professor da disciplina

Isabel Vieira é nutricionista graduada pela UFRJ, mesma instituição pela qual tem o título de Mestre em Nutrição Humana. Além disso, é especialista em Nutrição Aplicada à Gastronomia, pós graduanda em nutrição funcional e coordenadora do núcleo de Nutrição da ONG Rede Postinho de Saúde.

Nos últimos anos está atuando no atendimentos em consultório e encara a a Nutrição não apenas como trabalho ou formação, mas como um meio de transformação, reencontro e também vida. Com a sua paixão pela nutrição, espera conseguir desmistificar a alimentação saudável e explicar que a nossa relação com a comida pode ser muito mais simples do que vem sendo até aqui.

 

A estrutura da disciplina

Aula 1: Entendendo o que é comida de verdade

Objetivos específicos da aula

  • O conceito da comida de verdade
  • Saber diferencias carboidratos, proteínas e gorduras e como equilibrar o seu consumo
  • Entender um pouco mais dos nutrientes e seus efeitos na saúde

Atividade prática: Fazer a roda dos alimentos

  • O que é comida de verdade
  • Porque priorizar os alimentos naturais
  • Diferenciando o que são carboidratos, proteinas e gorduras
  • O que são fibras e porque consumi-las
  • A água como alimento fundamental
  • Apresentar as diferentes pirâmides alimentares
  • Explicar diferentes alimentos, suas propriedades e nutrients
  • Exemplos de preparações com os alimentos
  • Ervas e especiarias

Materiais complementares: ervas e especiarias e seu uso, como montar uma horta em casa, receitas práticas.

 

Aula 2: Os alimentos industrializados no dia a dia

Objetivos específicos da aula

  • O que são alimentos industrializados
  • Saber diferenciar os aditivos químicos e quais são suas consequências no nosso organismo
  • Aprender a ler os rótulos dos alimentos

Atividade prática: pedir que levem rótulos de alimentos de consumo habitual em casa e perguntar o que é saudável e o que não é.

  • Como são feitos alguns produtos industrializados
  • O que são aditivos químicos: corantes, aromatizanes, espessantes
  • Adoçantes: bons ou ruins?
  • Entendendo a tabela nutricional
  • Como ler o rótulo de um alimento
  • A diferença entre light, diet e zero
  • Um alimento “zero” calorias é necessariamente bom?

Materiais complementares: receitas de troca inteligente, e-book sobre leitura de rótulos.

 

Aula 3: Alimentação e saúde global

Objetivos específicos da aula

  • Qual a relação da alimentação com diversos aspectos da nossa saúde como funcionamento intestinal, sono e alterações hormonais
  • A diferença entre fome, vontade de comer e saciedade
  • Conhecer alimentos que podem ajudar em cada um desses aspectos

Atividade prática: questionário de sinais e sintomas

  • O que você sente que tem relação com a alimentação e nem imagina?
  • Como a sua alimentação pode afetar o seu sono e vice versa
  • Intestino e alimentação: uma via de mão dupla
  • Saude mental e alimentação: ansiedade, estresse e depressão também podem ser influenciados pelo que você come
  • Atividade física
  • Alterações hormonais e nutrição
  • Identificando fome, vontade de comer, saciedade e “estar cheio”

Materiais complementares: receitas para ajudar em cada situação

 

Aula 4: Dietas: fazer ou não fazer?

Objetivos específicos da aula

  • Entender o conceito de dieta e conhecer todas as dietas da moda
  • Montar o próprio plano alimentar

Atividade prática: trazer recordatório alimentar das últimas semanas

  • A origem das dietas
  • Dietas da moda
    • Dieta low carb
    • Jejum intermittent
    • Dieta cetogênica
    • Dieta sem gluten
    • Dieta dos pontos
  • Devo contar calorias?
  • Por quê não fazer dietas
  • Identifique o seu estado de saúde atual
  • Como montar o seu próprio plano alimentar
  • A montagem ideal de uma refeição
  • Exemplos de grandes e pequenas refeições

Materiais complementares: o prato como deve ser montado, plano alimentar em branco para ser preenchido na hora.

« volta