unidades

Empreendedorismo

Por que estudar essa disciplina?

Empreender é transformar sonhos e ideias em realidade. Todos os serviços e produtosdisponíveis para nós só existem porque pessoas extremamente focadas ignoraramadversidades e seguiram em frente com seus objetivos. Empreender é traçar metas, criarcaminhos e executar ações em um prazo pré-definido. Estudar essa disciplina é ter acesso acases reais de sucesso e aprender como aplicar na própria carreira profissional, seja ela qualfor. Todos deveriam assistir essa disciplina!

Quem são os estudantes desse curso e o que se espera deles?

Esse curso é para pessoas que pretendem sair da zona de conforto e assumir oprotagonismo da própria vida imediatamente. Não há nada mais desafiador do que traçarmetas e fazer do mundo um lugar melhor. Esse curso vai mostrar que é possível transformarsonhos e desejos em realidade.

Objetivos gerais da disciplina

Através de cases reais e uma metodologia voltada para a aplicabilidade imediata, podemosdizer que o objetivo é apresentar um novo mundo para o aluno. Ao entrar na universidade, oaluno conseguirá identificar oportunidades com mais facilidade e terá uma visão ampla dasua área de atuação.

Aprendizados de Longo prazo (ALP)

Após concluir essa disciplina, os estudantes serão capazes de:

  • Identificar possibilidades de negócio
  • Criar um negócio do zero
  • Entender conceitos e estratégias de marketing digital
  • Entender que para empreender é necessário estudar e ter muito foco
  • Aprender a aprender

Sobre o professor da disciplina

Gabriel Gentil é administrador de formação e empresário há 4 anos. Passou por empresascomo Hotel Urbano e Universidade Estácio de Sá até fundar aFollow Me, agência demarketing digital em 2014. Além da agência também é está a frente da Follow Education,projeto que tem como objetivo melhorar a educação no país. O primeiro passo para essatransformação é levar aulas de empreendedorismo para alunos do ensino médio.

A estrutura da disciplina

Aula 1 – Conceito e definições de Empreendedorismo

Objetivos específicos da aula

  • Conhecer conceitos de empreendedorismo
  • Entender a essência dessa atividade
  • Enxergar o empreendedorismo como fonte de soluções

Atividades da Aula

  • Apresentação da Follow Education
  • Indução a reflexão sobre o que é empreendedorismo
  • Conceito de "propósito"

Aula 2 – Era digital e tendências de mercado

Objetivos específicos da aula

  • Conhecer as tendências que estão moldando nossa economia
  • Conhecer empresas que estão mudando mercados inteiros (*)
  • Conhecer Indústrias e empregos do futuro (**)

Atividades da Aula

  • Entendimento da evolução da tecnologia até os dias de hoje
  • Conhecimento do Cliente 2.0 (Consumidor mais exigente)
  • Entendimento do que é economia compartilhada
  • Entendimento do conceito de capitalismo consciente

Aula 3 – Da ideia ao primeiro projeto

Objetivos específicos da aula

  • Induzir a criação de novas ideias
  • Aprender a validar uma ideia

Atividades da Aula

  • Trabalhos em equipe
  • Conceito de MVP e protótipoConceito de Start-up
  • Conceito de design thinking

Aula 4 – Desenvolvendo um protótipo

Objetivos específicos da aula

  • Promover a pro-atividade
  • Executar projetos reais
  • Desenvolver um protótipo

Atividades da Aula

  • Conhecimento do conceito de persona
  • Apresentação de MVP de grandes companhias
  • Planejamento de marketing e vendas
  • Conhecimento de empresas que inovaram em mercados tradicionais

Aula 5 – Marketing digital e Vendas

Objetivos específicos da aula

  • Conhecer canais de comunicação digital
  • Aprender a identificar oportunidades de negócios
  • Aprender a criar parcerias

Atividades da Aula

  • Facebook Ads na prática
  • Geração de negócios pelo Linkedin na prática
  • Conceitos de Google Adwords
  • Conhecimento de ferramentas e cursos gratuitos

Aula 6 – Cases Reais (Palestras)

Objetivos específicos da aula

  • Colocar os alunos em contato com empreendedores em formatos de palestras

Atividades da Aula

  • Palestra presencial em cada unidade

« volta